CONTANDO NOSSA HISTÓRIA
SINABIO – Sindicato Nacional dos Terapeutas em Biomagnetismo
Para falar sobre o SINABIO – Sindicato Nacional dos Terapeutas em Biomagnetismo -, é necessário fazer uma breve retrospectiva sobre a chegada do Biomagnetismo até nós que somos vinculados ao SINABIO.
Sabemos que o Biomagnetismo já existia no Brasil, trazido por outros profissionais. No entanto, o que se fez diferente no nosso caso, é quem o trouxe até nós no ano de 2011: O padre Elias Arroyo.
O doutor Elias Arroyo Román, mexicano, médico e padre Missionário Comboniano, retorna ao Brasil, onde havia estudado no seu período de formação. Traz em sua bagagem intelectual um conhecimento muito rico, que iria mudar muitas vidas: O Biomagnetismo.
No Brasil, padre Elias encontra seu amigo e colega, padre João Almendra, que reside em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com quem já havia servido como missionário na África. Ele relata ter conhecido o médico, também mexicano, Doutor Isaac Góiz Duran, descobridor e desenvolvedor do Biomagnetismo Médico, com quem padre Elias fez um curso sobre essa técnica terapêutica. No Brasil predomina a denominação: Biomagnetismo.
O padre João, juntamente com a irmã Petronila Müller, residente em Canoinha, Santa Catarina, se interessam em aprender a técnica e organizam então o primeiro curso de padre Elias no Brasil, acreditando que esta terapia alcançaria a população mais vulnerável. Esse passou a ser o objetivo dos três: o princípio humanitário de levar o Biomagnetismo a todas as pessoas que precisem, principalmente àquelas que não têm acesso a equipamentos de saúde. Eles seguiram o ensinamento de Jesus. “Eu vim para que todos tenham vida.”
Depois do primeiro curso, feito com palestras do padre Elias e treinamento prático, muitos outros cursos foram oferecidos, em todo território brasileiro e em outros países da América do Sul, Europa, África e Estados Unidos da América.
Projetamos que o número de terapeutas formados por eles já ultrapasse 5 mil. Além deles, hoje temos muitos terapeutas formados por eles que se tornaram professores multiplicadores, aumentando ainda mais o número de terapeutas.
Em 2012, aconteceu em São Paulo, na cidade de Matão, o primeiro curso do estado, os terapeutas recém-formados começaram a atender no primeiro Polo de atendimento gratuito à população, na Comunidade São Sebastião, no Bairro de Sapopemba, periferia de São Paulo. O local se tornou, posteriormente, Polo de Estágio do estado e existe até hoje.
Ainda em 2012, no mês de outubro, Padre Elias propôs o encontro de Formação num Sítio na cidade de Rio Grande da Serra, em São Paulo.
O objetivo daqueles encontros era: troca de experiências, estudos, conhecer colegas terapeutas de localidades diferentes, etc. Sendo este modelo de encontro o precursor dos futuros Encontrões.
PRIMEIRO ENCONTRÃO: Em 2013, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, em Viamão, Rio Grande do Sul, aconteceu um Encontrão reunindo pessoas de cidades de diversos estados brasileiros e até de outros países. Aquele evento foi chamado de Primeiro Encontrão e deu origem à tradição dos Encontrões. Nesse tempo, ainda não existia o SINABIO.
SEGUNDO ENCONTRÃO: Em 2014, de 21 a 23 de novembro, ocorreu o Segundo Encontrão, na cidade de Embu das Artes, em São Paulo; também com a presença de terapeutas de vários estados e até de fora do país. Naquele Encontrão, foi discutida a necessidade da regularização e legalização da profissão de Terapeuta Biomagnetista, devido ao crescimento do número de Terapeutas formados por Padre Elias, Padre João e Irmã Petronila.
Meses antes, havia surgido a ideia de criar uma entidade representativa desses terapeutas. Nasce então no dia 15 de abril de 2014 o SINABIO, com a missão de buscar junto ao Ministério do Trabalho o reconhecimento da profissão. Nesta data foi instituída a primeira Diretoria do Sindicato Nacional dos Terapeutas em Biomagnetismo. Registrado em cartório como data oficial de fundação, em 15 de dezembro de 2014.
TERCEIRO ENCONTRÃO: Em 2015, de 20 a 22 de novembro, aconteceu o Terceiro Encontrão na cidade de Maringá, Paraná. Ali, muitos temas foram discutidos, mas um acontecimento marcou aquele encontro: foram realizadas as primeiras filiações ao SINABIO, em um total 97. Também foram apresentados os formulários referentes à organização dos registros da carga horária dos estágios. Assim como foi elaborado o Estatuto do Sindicato, para fim de análise e aprovação na próxima Assembleia Geral.
QUARTO ENCONTRÃO: Em 2016, de 07 a 09 de setembro, aconteceu o Quarto Encontrão em Belo Horizonte, Minas Gerais. Naquele encontro, além das trocas de experiências e temas apresentados, foi introduzida a obrigatoriedade dos Estudos de Casos (3 casos) para conclusão dos Estágios, juntamente com as cargas horárias.
QUINTO ENCONTRÃO: Em 2017, nos dias 29 e 30 de outubro e 01 de dezembro, aconteceu o Quinto Encontrão em Florianópolis, Santa Catarina. Com vários temas apresentados. Um deles foi a proposta de formação das chapas que concorreriam à eleição da nova Diretoria do Sinabio no próximo ano.
SEXTO ENCONTRÃO: Em 2018, de 12 a14 de outubro, aconteceu o Sexto Encontrão em Curitiba, Paraná. Na ocasião, além dos temas apresentados, também foi realizada a terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sinabio, quando foi apresentado para aprovação da Assembleia o Código de Ética do Sinabio e os critérios para filiação de terapeutas formados por outros professores. Também foi reduzido o número de casos exigidos no estágio para Estudo de Casos: De três casos passou para um caso. Também decidiu-se pela realização dos encontrões a cada dois anos, intercalados com os Encontros Estaduais e Regionais.
Em 2019, nos dias 20 e 21 de setembro, ocorreu o Encontrão Estadual em Embu das Artes, São Paulo.
Em 2020, no dia 11 de outubro, em função da Pandemia Covid-19, foi feito um Encontro Online, com número reduzido de participantes, 50 representantes dos estados, regiões e países.
Em 2021, no dia 29 de outubro, ocorre o Encontrão Estadual Online, organizado por São Paulo, São Paulo. Nesse mesmo ano, no dia 30 de outubro, foi realizado um Encontro Regional de terapeutas de biomagnetismo, em Fortaleza, Ceará. O encontro presencial teve participações on-line e reuniu biomagnetistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Pará. Foi organizado pelo Polo de Biomagnetismo do Movimento Saúde Mental, coordenado por Elizeu Sousa, e pelo Espaço Terapêutico Frei João Pedro, coordenado por irmã Núbia Maria. Houve falas on-line do então presidente do Sinabio, Francisco Dionízio (que se encontrava em São Paulo) e do padre Elias Arroyo (que se encontrava no México). A transmissão on-line foi compartilhada com os terapeutas reunidos em Teresina, Piauí, coordenada pelo diácono Wilson Costa.
Em 2022, como ficou regulamentado, não ocorreu encontrão.
Em 2023, seria em Fortaleza o sétimo Encontrão, mas infelizmente não foi possível sua realização.
SÉTIMO ENCONTRÃO: Em 2024, de 15 a 17 de novembro, acontecerá o Sétimo Encontrão na Cidade de Aracaju, em Sergipe.
Texto de Meire Testi e Elizeu Sousa